ptzh-CNenfrjaes

Página inicial > Últimas Notícias > BIBLIOTECAS DA UFRA RECEBEM EQUIPAMENTOS DE T.I. E SEGURANÇA

BIBLIOTECAS DA UFRA RECEBEM EQUIPAMENTOS DE T.I. E SEGURANÇA

• Publicado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 12h56
  • Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 12h57

equipamentos biblioteca 1

As bibliotecas dos Campi Belém, Paragominas, Parauapebas e Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) receberam equipamentos tecnológicos que passarão a auxiliar na segurança dos locais. Os acessórios e softwares estão relacionados à tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) com o objetivo de promover maior controle e segurança dos acervos.

A Superintendente da Biblioteca da Ufra, Ana Cristina Santos, explicou que a aquisição visa, ainda, “possibilitar melhor controle do material bibliográfico constante no acervo, além de facilitar a realização de inventário desse patrimônio, o que vai contribuir consideravelmente para o desenvolvimento da coleção”. Nos locais onde foram instalados os novos equipamentos, as equipes técnicas e auxiliares da Ufra receberam treinamento da empresa fornecedora.

Um dos novos equipamentos é o leitor de RFID móvel, um leitor de etiquetas portátil usado para inventário, ordenação de prateleiras, busca de livros perdidos e verificação de segurança. O equipamento pode armazenar informações de mais de 1 milhão de itens. Também foram adquiridos leitores de mesa, etiquetas para identificação de CDs e DVDs e antenas que irão detectar a passagem de itens do acervo com código de segurança ativo, acionadas em tempo real.

As quatro bibliotecas possuem acervo aproximado de 92 mil exemplares de livros e outros materiais bibliográficos, com demanda de crescimento e previsão de chegar a 120 mil exemplares no próximo ano. “O investimento nesse kit de cinco itens reforça o compromisso de manter o Sistema de Segurança para acervos com automatização do fluxo de materiais, do gerenciamento digital do acervo e localização de materiais perdidos, elevando a produtividade da equipe e oferecendo melhor serviço aos usuários”, informou Ana Cristina Santos.

Os equipamentos adquiridos são:

CONJUNTO DE ANTENAS DE DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE FURTOS TECNOLOGIA A RFID (04 pares)

LEITOR RFID MÓVEL / PORTÁTIL – TECNOLOGIA RFID (04 unidades)

LEITOR DE MESA RFID – TECNOLOGIA RFID (04 unidades)

ETIQUETAS RFID PARA LIVROS E PERIÓDICOS – TECNOLOGIA RFID (120.000 unidades)

ETIQUETAS RFID PARA CD e DVDs - TECNOLOGIA RFID (10.000 unidades)

equipamentos biblioteca 2

equipamentos biblioteca