ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Sexta, 28 de Dezembro de 2018, 21h50
  • Última atualização em Quarta, 02 de Janeiro de 2019, 11h42

DSC 2735

Buscando fortalecer a qualidade do ensino e da pesquisa na região, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) aderiu a um convênio multi-institucional de cooperação técnica, didática e científica, com o objetivo de implantar o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec). A assinatura do convênio ocorreu na última quinta-feira (27), na sala da Reitoria da Ufra.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da instituição, Prof. Marcel do Nascimento Botelho; o Coordenador do Polo Acadêmico da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. Licurgo Peixoto de Brito; e o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED) da Ufra, professor Cândido Ferreira de Oliveira Neto.

Para o reitor da Ufra, a assinatura do convênio traz crescimento para a pós-graduação na Região Amazônica. “Acredito muito nas parcerias, principalmente neste atual momento de escassez. Quanto melhor forem as parcerias, mais viabilidade nós teremos nas nossas ações. Os cursos de pós-graduação em rede são um benefício para todas as instituições. É um crescimento para a pós-graduação da Ufra e para pós-graduação da Amazônia, e a Universidade entra para fortalecer essa rede”, afirma.

O documento conta, ainda, com a assinatura de representantes de 27 universidades federais, universidades estaduais, institutos federais e instituições privadas de ensino superior dos estados da Amazônia Legal. O objetivo é formar docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ensino de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa, capazes de uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na área no contexto das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, com especial relevo às questões da Amazônia. Além disso, procura formar um número de doutores da região capazes de propor e assumir a formação de professores em nível de Mestrado e em projetos de formação continuada para a Educação Básica, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na Região Amazônica.

O Coordenador do Polo Acadêmico da UFPA, Licurgo Brito, considera que essa parceria é de extrema importância para a educação. “Esse convênio vem para  melhorar a qualificação em nível de doutorado para professores formadores e, com isso, melhorar a educação básica, pois esse professores formadores irão atuar nas áreas de licenciaturas. Por isso queremos dar uma formação mais qualificada de pós-graduação”, comenta.

O Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da Ufra salienta que a entrada da Universidade nessa Rede será de grande importância para a comunidade da Ufra. “Além de a instituição aumentar o número de participação em cursos de pós-graduação, professores da Ufra poderão orientar e alguns terão a oportunidade de se qualificar. Já contamos com um docente aprovado para iniciar seu doutorado e certamente teremos outros”, afirmou. O professor Cândido lembra, ainda, que a partir de 2009, com a entrada da Ufra no PARFOR, a Universidade vem se qualificando e consolidando suas licenciaturas, e a tendência é criar ou fazer novas parcerias, aumentando a diversidade de áreas de concentrações, para que possa atender melhor às comunidades externa e interna.

DSC 2732