ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 22h40
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 22h52
  • Acessos: 2546

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) obteve boa avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). A tabela com os resultados do Índice Geral dos Cursos (IGC), indicador que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES), foi divulgada na última terça-feira, 18, e avaliou a Ufra com nota 4, correspondente ao conceito "muito bom". O índice é referente ao ano de 2017.

Para que uma IES tenha o IGC calculado, é necessário que ela tenha, no mínimo três cursos com estudantes concluintes inscritos no Enade, além de ter os cursos com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) calculado anualmente. Leva-se em consideração também, aspectos como a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

A Pró-Reitora de Ensino da Ufra, Professora Ruth Falesi, considera a avaliação muito satisfatória. "Todo o trabalho que as coordenadorias, em conjunto com as pró-reitorias e os corpos docente e discente, além dos técnicos administrativos, trabalham em prol de uma melhor universidade. Essa classificação veio como um prêmio, fruto do trabalho realizado por essa comunidade há bastante tempo", declarou.

O IGC é resultado de avaliação das IES, sendo que a nota mínima (1) é entendida como conceito "péssimo" e a nota máxima (5) expressa um "ótimo" conceito. O conceito 4, alcançado pela Ufra e outras duas Universidades Federais do Estado, indica uma boa média, atingida por 20,5% das 2.066 IES avaliadas. "O próximo passo é alcançar a nota máxima, o que é uma questão de tempo. Está sendo demonstrado o esforço e a dedicação que todos nós estamos tendo para tornar cada vez melhor a Ufra. Por isso, acreditamos que vamos conseguir a tão sonhada excelência da nota 5", disse a Professora Ruth Falesi.