ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 13h43
  • Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 16h53

Alepa Comenda

Profissionais da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram condecorados pela mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na sessão solene de entrega da Comenda Honra ao Mérito Educação, ocorrida no último dia 04 de dezembro. A comenda homenageia educadores e instituições que atuam na área de educação no estado do Pará.

O Reitor da Ufra, Professor Marcel do Nascimento Botelho, recebeu a condecoração em nome de toda a Universidade em função dos relevantes serviços que a instituição presta à sociedade paraense, com formação de profissionais qualificados e contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Na ocasião, a Professora Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva também foi agraciada com a Comenda, em reconhecimento à sua atuação profissional, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Ela recebeu o prêmio da mesa diretora da Alepa e do autor do Projeto de Lei que deu início à premiação, o Deputado Estadual Airton Faleiro.

Sobre a homenageada – Primeira mulher eleita e reeleita coordenadora do curso de Agronomia da Ufra (2011-2016) - curso que alcançou 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante e Nota 4 na avaliação in loco do MEC -, a professora atua como Pró-Reitora de Assuntos Estudantis desde 2016. Foi Coordenadora Regional Norte de Assistência Estudantil no período 2016 a 2017 e integrante da Coordenação Nacional de Assuntos Estudantis de 2017 a 2018. Como gestora, obteve significativos avanços para a instituição na matriz Pnaes; reabertura do Programa Bolsa Permanência; suplementação no Programa Nacional de Assistência Estudantil; e realização do I Congresso de Assistência Estudantil.

A Professora Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva possui graduação em Agronomia pela Ufra (2000), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colheita, diagnose de doenças, identificação de fungos, fisiologia do parasitismo e indução de resistência. Ministra as disciplinas de Fitopatologia e Manejo de Doenças de Plantas.

“Recebi a notícia com surpresa e gratidão. Sinto-me feliz por tamanho reconhecimento a mim concedido e que honra o caminho que percorri profissionalmente como Engenheira Agrônoma atuante no corpo docente desta nobre instituição, que considero minha segunda casa e que tanto tenho orgulho de fazer parte. Divido esta comenda com todos os educadores que também são merecedores de tal reconhecimento e que tanto se empenharam em ensinar o caminho correto para colhermos na vida profissional os frutos da boa e justa colheita”, declarou a homenageada. "Receber essa comenda em reconhecimento ao trabalho dedicado na formação de profissionais cidadãos e como gestora, atuando em âmbito nacional para garantia de direitos à educação pública, gratuita e de qualidade, me honra e estimula a continuar trabalhando pela equidade e bem-estar da sociedade", finaliza a professora.

WhatsApp Image 2018 12 04 at 18.16.50