ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 17h42
  • Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 17h44

II Seminario Integracao 5

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 04, a abertura oficial do II Seminário de Integração e do XVI Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Com o tema “Sustentabilidade: Ética, Conhecimento e Inovação”, o evento ocorre simultaneamente em todos os seis Campi da Universidade até o próximo dia 7. Em Belém, a cerimônia foi realizada no Auditório Waldir Bouhid.

A mesa de abertura teve a presença do Reitor, Prof. Marcel Botelho, da Pró-Reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Profa. Nazaré Maciel, da Pró-Reitora de Ensino, Profa. Ruth Falesi, e da Coordenadora do PIBIC na Ufra, Profa. Mônica Gusmão.

Um dos principais objetivos do evento é apresentar os resultados das pesquisas dos discentes bolsistas que concluíram o ciclo 2017/2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Da mesma forma, os discentes voluntários também apresentarão seus trabalhos no seminário, seja no formato banner, seja no formato oral. De acordo com a coordenadora do programa na Ufra, o seminário este ano teve mais de 400 inscritos e 157 trabalhos somente no Campus Belém. Contando com todos os Campi, foram em torno de 1.900 inscritos e mais de 500 trabalhos.

Para a Profa. Nazaré Maciel, o Seminário de Integração representa a sinergia entre ensino, pesquisa e extensão. “A gente vem buscando cada vez mais fortemente a interação entre os institutos, entre os Campi e entre a Universidade e a sociedade, nas diversas atividades da instituição”, disse a Pró-Reitora. Ela destacou a relevância do Seminário PIBIC: “A gente entende que a iniciação científica é importante dentro da formação acadêmica dos nossos alunos, é um momento em que eles entram nesse universo científico e são preparados para ingressar na pós-graduação. Temos certeza de que daqui a alguns anos vocês estarão aqui no lugar de professores e pesquisadores, alimentando esse ciclo virtuoso que é a pesquisa”.

As estudantes do 4º semestre de Engenharia Florestal Nayana Rodrigues e Laurena dos Santos, voluntárias PIBIC, são algumas das discentes que estarão apresentando os resultados de suas pesquisas ao longo da programação. Juntas, elas desenvolveram o trabalho “Teste de germinação sob estresse hídrico e salino em sementes de fava tamboril”. “A iniciação científica é muito importante para a nossa formação. Através dela a gente consegue fazer novas descobertas, trabalhar no campo, conhecer mais sobre as espécies. Ela completa o nosso ensino”, define Nayana.

O Reitor da Ufra reiterou a indissociabilidade do tripé universitário: “Hoje estão ocorrendo em todos os nossos campi atividades de ensino, pesquisa e extensão porque a indissociabilidade entre essas três esferas não pode ser mera retórica; ela deve ser praticada”. “A missão dessa universidade é contribuir para o desenvolvimento sustentável na região, e vocês serão responsáveis pelos próximos passos a serem dados nesse sentido. É um orgulho muito grande para nós estarmos celebrando hoje o conhecimento e a oportunidade de compartilhar o trabalho feito arduamente por vocês durante todo o ano”, declarou.

A palestra de abertura acompanhou o tema proposto pelos seminários: “Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento da Amazônia”. Ela foi proferida pelo professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Cláudio Frias, coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da instituição. Segundo ele, a sustentabilidade deixou de ser um problema puramente ambiental e hoje abrange as esferas política, social e econômica.

Programação e mais informações: https://pibicufrabelem.wixsite.com/website-1

II Seminario Integracao 2