ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 16h30
  • Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 16h34

Quem Ama Cuida 6

Estudantes, técnicos, professores, funcionários terceirizados e estudantes de ensino médio da rede pública de ensino reuniram-se no último sábado, dia 01, para uma grande ação de limpeza da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Belém. A mobilização foi a primeira ação da campanha “Ufra: Quem Ama Cuida!”, que tem o objetivo de mostrar que, juntos, a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo podem melhorar o ambiente universitário.

Antes de iniciar a ação, os participantes desfrutaram de um café da manhã cedido pela Universidade, em parceria com o Projeto “Quem Ama Cuida” do Deputado Federal eleito Vavá Martins, no Restaurante Universitário. Na ocasião, foram distribuídos copos reutilizáveis que substituem os descartáveis, da marca Meu Copo Eco®. “A ideia desse copo é eliminar descartáveis em eventos e no cotidiano das empresas, das universidades, em todos os locais, levando consciência para todos. Ele é feito de polipropileno e consome 25 vezes menos matérias primas, energia e água para ser confeccionado do que qualquer outro tipo de copo”, informou Alex Lobato, representante da empresa.

O mutirão foi organizado pela Ufra, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), no âmbito do Plano de Logística Sustentável (PLS), uma ferramenta administrativa de planejamento que se constitui como um conjunto de medidas para sensibilizar e conscientizar a comunidade interna a utilizar práticas sustentáveis no uso dos recursos naturais.

A Coordenadora da Campanha, professora Mônica Nascimento, ressaltou que o projeto pretende funcionar através de parcerias e editais. “Dentro do PLS, há uma infinidade de projetos de sustentabilidade para melhorar a Ufra, porém também há uma limitação muito grande, que é a orçamentária. Por isso a necessidade de buscar parcerias, tanto financeiras, quanto humanas”, disse.

A Campanha "Ufra, Quem Ama Cuida!" ofereceu aos primeiros 20 estudantes da Ufra que se voluntariaram inscrições garantidas no Seminário de Integração, bem como em uma das oficinas oferecidas durante o evento. Um dos beneficiados foi o aluno do 6º semestre de Licenciatura em Computação, Waldinei Romano de Souza, que participou da ação e já confirmou presença nas próximas. “Essa campanha é muito interessante e vejo um bom futuro para ela porque está contando com a participação de todos em prol de uma universidade mais limpa, além de educar o indivíduo para as práticas sustentáveis dentro e fora da universidade”, declarou.

O Reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, esteve na ação e afirmou estar otimista com os resultados. “Essa atividade tem dois pontos: o primeiro é mostrar para a universidade que ela precisa ser sustentável, isto é, trazer essa consciência da sustentabilidade para os nossos alunos, técnicos e professores. A segunda é para a sociedade como um todo, levando em consideração que a universidade trabalha com a formação de pessoas. Este exemplo deve transbordar os muros da Ufra para que a sociedade entenda a necessidade de ser sustentável”, disse o Reitor.

Quem Ama Cuida 3

Quem Ama Cuida 7