Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptzh-CNenfrjaes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

UFRA PROMOVERÁ SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

  • Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 14h42
  • Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 16h45
  • Acessos: 1817

ISEDAM DIVULGACAO SITE

Celebrar a diversidade e discutir caminhos para a garantia de oportunidades e direitos aos diversos grupos sociais: com este objetivo, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) promoverá, no dia 11 de dezembro de 2018, o I Seminário em Educação e Diversidade na Amazônia. O evento ocorrerá no CampusBelém, sendo gratuito e aberto a quaisquer estudantes, profissionais e interessados no tema.

De acordo com a Professora Tatiana Pacheco, Assessora de Inclusão Social da Universidade e uma das coordenadoras do seminário, “ o objetivo central é promover discussões, no contexto da Ufra, sobre temas relacionados à diversidade humana, à inclusão social e aos direitos humanos”. Além disso, a ideia é trazer, de forma mais efetiva, para dentro da instituição o que tem sido feito nesse campo e, assim, ampliar e fomentar mais ações.

Durante o evento, ocorrerá a aula inaugural do Curso em Transtorno de Espectro Autista, que está sendo ofertado pela Ufra em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). O curso ocorrerá ao longo dos próximos meses em todos os Campi da instituição, sendo voltado a professores da rede pública dos municípios, envolvendo docentes da Ufra e da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação contará com uma palestra magna sobre o tema proferida pela Professora Dayse Serra, da Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em transtorno do espectro autista.

Outra novidade será o lançamento oficial do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM), criado a partir de um grupo de docentes da Ufra sob coordenação da Assessoria de Inclusão Social. “O núcleo tem a intenção de agregar as práticas e orientar as políticas de inclusão e diversidade no âmbito da Ufra. É um caminho para podermos agregar essas ações e trabalhar de forma transversal para podermos pensar de forma mais efetiva as políticas na instituição”, explica Tatiana Pacheco. O NEDAM será composto de diversos grupos de trabalho, incluindo Educação do Campo, Soberania e Segurança Alimentar, Infância e Juventude, Gênero e Sexualidade e estudos de questões africanas, indígenas e quilombolas, com atuação de professores que já desenvolvem pesquisas nessas áreas. A intenção é que também sejam criados novos grupos nos campi do interior.

Paralelo a tudo isso, também será lançada oficialmente a campanha institucional “Ufra: lugar de todos”. “O objetivo da campanha é mostrar que a Ufra é um lugar que acolhe todos, independentemente de gênero, orientação sexual, raça, questões étnicas etc. Ela é um espaço para todos nós, e precisamos fortalecer esse olhar de acolhimento e respeito às diferenças”, declara.

Finalmente, o seminário também incluirá o lançamento oficial na Ufra do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O pacto é uma iniciativa do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção dos direitos humanos no ensino superior e a Ufra é uma das universidades que aderiram ao documento. Através de um comitê gestor composto por representantes de todas as categorias (alunos, centros acadêmicos, sindicatos, docentes, técnicos administrativos e gestores), cada instituição participante se compromete a desenvolver atividades nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência nessas temáticas.

I Seminário em Educação e Diversidade na Amazônia é uma realização da Ufra por meio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), da Assessoria de Inclusão Social e do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM). A programação ocorrerá no Auditório do Pavilhão de Aulas do Campus Belém e contará com mesas redondas, palestras e programação cultural.

Inscrições: http://bit.ly/SeminarioUFRA

Confira a programação no FOLDER DO I SEMINÁRIO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA.

Texto: Jussara Kishi

Artes: Marri Smith

Ascom Ufra

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil