ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 13h30
  • Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 12h07

seminário gestão 2018 2

Com o objetivo de incentivar as boas práticas na gestão de instituições públicas, teve início nesta quarta-feira, 07, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus Belém, o II Seminário de Gestão Pública. Com o tema “Inovação e Gestão de Pessoas”, o evento é organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCAD), e busca a capacitação de servidores que atuam nos mais diversos setores e estudantes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade, Professor Marcel Botelho, do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Pará, Alex Fiúza de Melo, do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Ufra, Saulo Wanzeler, e do Pró-Reitor de Extensão, Professor Eduardo Lima.

O seminário contou com a participação de servidores, gestores e discentes de todos os Campi da Ufra e de diversas instituições como Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA), Escola de Gestão Pública (EGP), Hospital Ophir Loyola e Corpo de Bombeiros do Pará.

A proposta para este ano é promover mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos que abordem o processo de inovação e criação dentro da área de gestão de pessoas. “Quando falamos em gestão pública, pensamos em como podemos utilizar a universidade e torná-la um espaço mais criativo, trazendo propostas de inovações para essa gestão que acontece aqui dentro”, pontua o Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas e coordenador geral do evento, Victor Oliveira.

Além do seminário, o evento deste ano conta com uma novidade: a primeira edição do Prêmio Novos Ventos de Boas Práticas em Gestão Pública, uma iniciativa da Ufra com o apoio de parceiros internos e externos que tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública nas instituições públicas de ensino superior. A entrega dos prêmios será realizada na cerimônia de encerramento do evento, dia 09.

De acordo com Saulo Wenzeler, as práticas de gestão devem ser debatidas não apenas para nortear sua conduta administrativa, mas também para contribuir com a qualidade de vida dos servidores. “A gestão de pessoas não é só a PROGEP; ela está em cada unidade administrativa que uma instituição tem. Desde o funcionário da base, como os docentes lidando com alunos, tudo isso envolve gestão de pessoas. E ao falar sobre isso para a toda a comunidade da Ufra e de outras instituições, nós estamos contribuindo para que as relações interpessoais melhorem dentro das instituições”, afirmou o Pró-Reitor.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Ufopa, Fabriciana Guimarães, é uma das participantes do Seminário. “É algo que tem que deve ser debatido dentro do serviço público, afinal são essas pessoas, os servidores, que avançam com as instituições de modo geral. É muito importante para nossa região ter um seminário desse nível, é um incentivo para as outras universidades começarem a praticar ainda mais a gestão pública”, declarou.

II Seminário de Gestão Pública segue até o dia 09, das 8h às 18h, no Auditório Waldir Bouhid (Prédio Central) da Ufra Campus Belém. Mais informações: https://doity.com.br/iiseminariodegestaopublicadaufra

Texto: Brendo Pereira

Revisão: Jussara Kishi