ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 14h55
  • Última atualização em Quarta, 07 de Novembro de 2018, 18h35

lançamento atlas 2

Ocorreu no último dia 01 o lançamento oficial do e-book Atlas de los Músculos Del Perro na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus Belém. Trata-se da versão no idioma original do e-book lançado em junho deste ano pela editora da Universidade (Edufra), o “Atlas dos Músculos do Cão”, durante a XXII Feira Pan-Amazônica do Livro.

O atlas se configura como uma ferramenta alternativa de aprendizado em anatomia veterinária. O conteúdo foi desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e dois dos seus autores estiveram presentes na Ufra para o lançamento: os professores Carlos López Plana e Pedro Mayor. Ambos os e-books, em espanhol e em português, são fruto de uma parceria entre a universidade espanhola e a Ufra, através do Programa de Pós-graduação em Saúde e Produção Animal na Amazônia (PPGSSPA).

O atlas, originalmente disponibilizado online pela UAB, foi traduzido para o português em 2017 pelos discentes de mestrado Thyago Habner e Gessiane Pereira e pelos docentes do PPGSPAA Frederico Ozanan, Érika Branco e Ana Rita de Lima, e disponibilizado no site https://www.anatomiaveterinaria-uab-ufra.com/, assim como outros atlas produzidos pela UAB. Posteriormente, a equipe teve a ideia de transformar o atlas em um livro eletrônico gratuito pela Edufra. Com o lançamento da versão em espanhol, agora é possível realizar o download gratuito do e-book em ambos os idiomas.

Segundo o professor Frederico Ozanan, trata-se de um importante ganho para os estudos na área, por ser um conteúdo de alta qualidade científica e gratuito na área de anatomia animal, uma área em que os materiais didáticos costumam ter preços elevados. “É um material que você pode baixar de graça na internet, com fotos de alta qualidade. E é uma disciplina que carece disso, uma vez que as práticas de anatomia são, muitas vezes, limitadas pela questão do formol e pela falta de material didático”, diz.

O e-book é interativo e conta com um total de 242 imagens de diversas posições dos músculos que constituem as diferentes regiões do organismo do cão. “Nosso trabalho inicial foi apenas tradução para o português e, em contrapartida, nós também adaptamos o atlas ao formato e-book em espanhol, já que a UAB só possuía o conteúdo em uma página web”, explica o professor.

Durante o lançamento, o Professor Carlos Plana fez uma apresentação sobre o uso de recursos digitais no ensino-aprendizagem de anatomia veterinária. Ele relatou o processo de produção do atlas, que foi desenvolvido na UAB de 2000 a 2006. O Atlas dos Músculos do Cão é apenas um dos diversos atlas de anatomia desenvolvidos na universidade espanhola. “O rendimento acadêmico dos alunos melhorou ao longo dos últimos anos desde o lançamento dos atlas”, afirmou o professor, a respeito dos estudantes da UAB.

Já estão previstos novos lançamentos, entre os quais o “Atlas de Anatomia das Espécies Silvestres Amazônicas”, que reunirá informações e imagens de mais de 30 espécies selvagens da região produzidos pelo Professor Pedro Mayor no Peru desde o ano 2000.

A cerimônia de lançamento contou, ainda, com a presença da Gerente da Edufra, Heloísa Brasil, do Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Prof. Cândido Neto, e do Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, José Viana.

lançamento atlas 3

lançamento atlas 1