ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 12h33
  • Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 12h38

plano treino multicampi 2

No último dia 27 de outubro, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizou, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) a culminância da ação multicampi “Plano de Treino Esportivo”, no Campus de Tomé-Açu. A ação teve como objetivo principal promover avanços para a consolidação e a valorização de práticas esportivas pela comunidade acadêmica.

Com a presença do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Jonas Castro, da Assessora Multicampi, Wanúbya Campelo, do Gerente da Divisão de Assuntos Comunitários, Celso Silva, e do educador físico do PROPAZ/SEDUC, Prof. Dennis Silva, o encontro buscou destacar a importância da valorização dos esportes na Universidade, os quais desempenham um papel essencial na saúde psicofísica e na sociabilização entre os participantes, bem como na sua formação cidadã, no exercício da democracia, e na luta por uma sociedade inclusiva e plural.

Na ocasião, as seleções do Campus de Tomé-Açu receberam material esportivo. O treinamento para a Atlética local foi implementado pelo educador físico Dennis Silva. Os representantes da Ufra ainda reuniram-se com o Secretário de Esporte do município, Elvis Saito, e articularam parcerias para o próximo campeonato INTERUFRA, que ocorrerá em 2019 no próprio Campus Tomé-Açu.

Além disso, com a intenção de criar condições de permanência aos acadêmicos nos esportes, será contabilizado como carga horária complementar o tempo dedicado aos treinos das respectivas seleções da Instituição.

Ressalta-se que ação semelhante foi realizada também no Campus de Capitão Poço, no dia 20 de agosto de 2018, com entrega de materiais esportivos para as equipes de futebol e basquete, além do Plano de Treino para os professores da Instituição.

O professor de educação física Ronaldo Arruda, que esteve presente na ação de Capitão Poço, expressou seu contentamento em observar os avanços em relação ao acesso aos esportes nos interiores e afirmou que medidas como essas permitirão que “todos os Campi apresentem o mesmo padrão de jogo”. O discente Iuri Coutinho, do curso de Agronomia/Capitão Poço, considerou a atividade realizada como “bastante proveitosa”, além de proporcionar um “aprendizado e experiência ímpares”.

A ação de “Plano de Treino Esportivo” percorreu todos os campi da Instituição: em Capanema, ocorreu no dia 20 de junho; em Paragominas, dia 22 de junho; e em Parauapebas, no dia 25 de agosto. Esta última teve a presença da Vice-diretora do campus de Parauapebas, Prof.ª Rosana Luz, e, na oportunidade, foi entregue ao Campus de Parauapebas uma mesa de pingue-pongue, tendo em vista que o esporte faz parte das modalidades do JUP’s.

Busca-se, com ações desta natureza, contribuir na transformação da experiência universitária na Ufra em uma experiência mais rica, prazerosa e significativa.

Texto: Wanúbya Campelo – Assessoria Multicampi

plano treino multicampi 3