Página inicial > COMUNICADOS E NOTAS > Nota da Ufra sobre descarte de resíduos sólidos no campus Belém
COMUNICADOS E NOTAS

Nota da Ufra sobre descarte de resíduos sólidos no campus Belém

• Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h30
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 14h51
NOTA 2018 SITE 8102018
Em esclarecimento ao conteúdo da reportagem “Ufra abriga área com lixo a céu aberto”, veiculada no dia 25/10/2018 no Jornal O Liberal, a Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) tem a informar que, uma vez que averiguou a existência do material de laboratório descartado de maneira inadequada, já está tomando medidas emergenciais para a retirada imediata dos resíduos citados. Este material não se encontra a céu aberto e, sim, dentro de uma construção isolada existente no Campus, cujas portas são lacradas com tijolos.

A Prefeitura da instituição, juntamente com a Comissão de Resíduos Sólidos, já acionou a empresa terceirizada responsável pela coleta e descarte do lixo na Ufra. Uma equipe da empresa, acompanhada de um engenheiro ambiental, esteve no local ainda na tarde desta quinta-feira (25) com o objetivo de realizar a classificação dos resíduos existentes, para o recolhimento e a destinação adequados. Imediatamente após a verificação do fato, a área citada foi isolada.

A Universidade informa, ainda, que assim que a Reitoria tomou conhecimento da situação, solicitou abertura imediata de sindicância por parte da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), que fará a apuração dos fatos para que se tomem as providências cabíveis. A instituição reitera que, ao contrário do que foi noticiado na matéria, não foram verificados no local pneus ou materiais de informática descartados de maneira inadequada .

A Administração da UFRA lamenta o ocorrido e destaca o compromisso da instituição com a sustentabilidade, que é um de seus pilares. Destaca também que a Universidade possui um processo de melhoria contínua de seus procedimentos, revisando-os quando necessário, para garantir que suas atividades sejam realizadas da melhor forma possível e com responsabilidade ambiental.  Neste sentido, já está em curso e em desenvolvimento o Plano de Logística Sustentável (PLS), que norteará as práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos na UFRA.