ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h30
  • Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h40

cirio 2018 3

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizou na manhã desta quinta-feira, 11 de outubro de 2018, a 15ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, tradicional evento anual realizado pela comunidade acadêmica no campus Belém. O evento reuniu não apenas servidores, funcionários e alunos da Universidade, mas também moradores do entorno da instituição. O Reitor e a Vice-Reitora, professor Marcel Botelho e professora Janae Gonçalves, também participaram da romaria.

A procissão teve início às 8h30, partindo da entrada da Universidade e seguindo até o Prédio Central. Durante o percurso de pouco mais de 2km, ocorreram diversas homenagens da comunidade acadêmica. A primeira foi a do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Pará (SINDTIFES), seguida pela homenagem feita por alunos de ensino fundamental da Escola Professor Virgílio Libonati. Também foram feitas homenagens por parte das equipes do Projeto Carroceiro, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), do Hospital Veterinário (Hovet) juntamente com o Instituto da Saúde e Produção Animal (Hovet/Ispa), do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (Isarh).

Ao final, foi realizada uma celebração no Edifício professor Rubens Lima (Prédio Central), conduzida pelo Diácono João Maria da Paróquia São Domingos de Gusmão, localizada na Terra Firme, que é parceira do Círio da Ufra.

A assistente administrativa da Universidade, Bianca Facioli, que participou da organização, do evento, disse que se sente honrada em poder ajudar na realização de mais uma edição do Círio da Ufra. “É um momento em que nós conseguimos juntar as comunidades interna e externa, que já esperam pelo círio. Poder ver de perto essas demonstrações de fé é muito gratificante”.

A autônoma Luce Monteiro, de 63 anos, moradora do Bairro da Terra Firme, acompanha a procissão há seis anos. “Esse círio da Ufra nos aproxima, nos faz sentir o calor humano. Hoje em dia, as pessoas vivem cada um para si, e esse é um meio de as pessoas da comunidade deixarem um pouco de lado o trabalho. Para quem às vezes não tem tempo de acompanhar as grandes procissões, aqui também é uma ótima opção”.

Recentemente aposentada pela Ufra, Tereza Neri conta que participou de todas edições do Círio da Universidade. “Eu estava em Castanhal, mas fiz questão de vir acompanhar mais uma vez a procissão. O círio da Ufra para mim é tudo. É muito emocionante, e eu pretendo continuar vindo todas as vezes que acontecer”.

História

A história do Círio da Ufra teve início em 2003, com uma pequena celebração realizada no hall de um dos prédios da Universidade. Na época, um grupo de 16 pessoas formaram o Grupo de Oração Nova Semente que, no ano seguinte, organizou a primeira procissão. Desde então, o Círio da Ufra vem sendo realizado todos os anos, sempre na quinta-feira que antecede a grande procissão de Belém em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

cirio 2018 7

cirio 2018 4