ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 14h14
  • Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 14h23

ajaes ufra site

Divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica nas áreas de Ciências Agrárias e Ambientais: este é o principal objetivo da Revista Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Envionmental Sciences, publicada trimestralmente pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (PROPED).

Fundada em 1971, como “Boletim da Escola de Agronomia da Amazônia”, a publicação só se tornou Revista de Ciências Agrárias no ano de 1999. O periódico, que é filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), produz e divulga quatro edições ao ano.

A revista destina-se à divulgação de trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, desenvolvidas tanto na Região Amazônica quanto nas demais regiões brasileiras e em outros países. As áreas de estudo abrangidas são: Agronomia, Ciências Ambientais aplicadas à Agricultura, Recursos Florestais, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Recursos Pesqueiros e outras áreas relacionadas com a produção animal e vegetal.

A Editora Chefe, Professora Rafaelle Fazzi Gomes, explica que em 2010 a RCA passou por uma mudança em sua política editorial e, com isso, veio a criação da versão online, assim como a mudança do nome da revista para o inglês: Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences.

“A grande contribuição científica da RCA e das demais revistas cientificas é a divulgação das pesquisas que são realizadas nos centros de pesquisas e universidades, proporcionando a elas visibilidade internacional, pois muitas vezes são conhecidas apenas no âmbito interno das instituições. A medida em que somos lidos e citados, conseguimos buscar melhores indexações e, com isso, elevar o nome da Ufra enquanto Universidade referência em pesquisa na Amazônia”, afirma a professora.

A coordenação da Revista informa à comunidade que, devido a mudanças recentes, as primeiras edições de 2018 sairão no final de setembro. Por ser um periódico de fluxo contínuo, as submissões de artigos estão sempre disponíveis. Em cada edição, são selecionados aproximadamente 15 artigos.

Submissão de artigos para publicação na revista:

Podem submeter artigos à Revista de Ciências Agrárias pesquisadores, professores e discentes de graduação e pós-graduação de diferentes universidades e instituições de pesquisa do Brasil ou do exterior. As submissões podem ser de diferentes tipos: Artigos Originais, Notas Científicas ou Artigos de Revisão (a convite).

Os artigos encaminhados à Revista passam por uma seleção inicial realizada pelo editor chefe, antes do processo de envio aos editores de seção. “Essa seleção prévia é realizada considerando a aderência ao escopo da revista, bem como adequação às normas, originalidade e impacto da contribuição científica, qualidade gráfica do material, qualidade do texto, pertinência e atualização da literatura citada”, explica a Editora Chefe.

Etapas - Os artigos enquadrados na seleção inicial seguem para os editores de seção, que irão gerenciar o processo de revisão a cega por pares. Nesta etapa, o artigo será avaliado primeiramente por até três revisores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa distintas. Após envio do parecer pelos avaliadores, o editor de seção arbitra os pareceres dos revisores e decide se o trabalho segue para publicação.

Confira os pré-requisitos para submissão, edições anteriores e mais informações no site oficial da Revista: www.ajaes.ufra.edu.br