ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 19h47
  • Última atualização em Terça, 14 de Agosto de 2018, 21h09
  • Acessos: 5457

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) informa à comunidade que, durante todo o período eleitoral, todos os seus canais de comunicação institucional devem se enquadrar em uma série de normas e restrições. O prazo teve início no dia 07 de julho de 2018 e segue até 07 de outubro ou até 28 de outubro, caso haja segundo turno nas Eleições 2018.

As regras foram estabelecidas por meio das Instruções Normativas nº 1 e nº 2 da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, atendendo, principalmente, à Legislação Eleitoral.  Estão subordinados a essas normativas os meios de comunicação de todos os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal, incluindo as instituições federais de ensino superior, como a Ufra.

São afetadas pelas regras e restrições o site institucional (www.ufra.edu.br) e as redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube), e também sites das pró-reitorias, institutos, Campi, programas de pós-graduação e setores administrativos que estão sob o domínio www.ufra.edu.br.

De acordo com as normativas, a publicidade (divulgação de informações) no período eleitoral deve priorizar conteúdos de caráter educativo, informativo ou de orientação social (interesse do cidadão).

Neste período, estão sujeitos a alterações: as coberturas de eventos, as publicações nas redes sociais, as notícias que contenham informações sobre recebimento e uso de recursos públicos, citação de pessoas envolvidas nas eleições ou que tenham cargos políticos, conteúdos com juízos de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais e comparações entre gestões de governo, entre outros. Comentários nas redes sociais estão sujeitos a moderação, sendo excluídos aqueles que tiverem conteúdo eleitoral (nomes, números de candidatos, partidos políticos etc.).

Até o final do período eleitoral, também é afetado o uso de logomarcas do Governo Federal.

Mais informações:

Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018

Instrução Normativa nº 2, de 20 de abril de 2018

Esclarecimentos do Assessor Jurídico da Andifes

Modelos de publicidades permitidas e proibidas