PROFESSORES DA UFRA SÃO APROVADOS COM PROJETOS DE AGROECOLOGIA NO CNPQ
Foram contempladas na chamada 39/2014 do Ministério do Desenvolvimento Agrário/CNPq duas propostas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. A chamada teve como objetivo apoiar projetos que integrem atividades de extensão, pesquisa, ensino e fomento a processos de inovação tecnológica e metodológica visando à construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia.
Os estudos visam materializar a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO, implementada pelo decreto 7.749/2012 que integra, articula e adequa políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta, bem como o consumo de alimentos saudáveis.
A primeira proposta aprovada na linha 1, Implementação de novos Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (que apoiou projetos de até R$ 200.000,00), é coordenada pelos professores Antônio Gabriel Lima Resque e Elmecelli Moraes dos Campus de Paragominas e Tomé Açu, respectivamente. A proposta busca promover um processo de construção e intercâmbio de conhecimento agroecológico e aplicação do conhecimento gerado, visando obter melhorias nas dimensões ambiental, social e técnico-econômica do meio rural no Território do Nordeste Paraense.
A segunda proposta aprovada na linha 2, Fomento à formação de Redes de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (que apoiou projetos de até R$600.000,00), é coordenada pelos professores do Campus de Capitão Poço Adriano Vitti Mota e Henderson Gonçalves Nobre, do Campus de Capitão Poço. A proposta tem como objetivo articular e expandir as ações realizadas pelos núcleos de estudos em Agroecologia da região Norte, na geração de ciência e tecnologia adaptadas às necessidades da agricultura familiar da região Amazônica por meio da construção participativa do conhecimento agroecológico.
REDE NORTE DE AGROECOLOGIA
A formação da REDE NORTE de Agroecologia tem como base os trabalhos já desenvolvidos na UFRA – Campus Capitão Poço pelo Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia e de mais 12 Núcleos de Agroecologia espalhados por 6 estados da região Norte além de outras instituições públicas como EMBRAPA, INCRA, FUNAI, EMATER e organizações e movimentos sociais da região amazônica que compõem a proposta da REDE.
Um dos principais desafios para a REDE NORTE de Agroecologia para o ano de 2015 será a construção do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - CBA, maior evento científico da área no mundo com expectativa de cerca de 2500 participantes e mais de 1000 artigos a serem submetidos. O IX CBA será realizado de 28 de setembro a 01 de outubro em Belém – PA no Centro de Convenções do Hangar, que trará como temática “Agroecologia: diversidade e soberania na construção do bem viver”, do qual a UFRA participa na comissão executiva de construção do congresso juntamente com outras instituições e organizações sociais.
(Ascom UFRA com informações da Proex)
Redes Sociais