Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > PROFESSORES DA UFRA SÃO APROVADOS COM PROJETOS DE AGROECOLOGIA NO CNPQ
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

PROFESSORES DA UFRA SÃO APROVADOS COM PROJETOS DE AGROECOLOGIA NO CNPQ

projagro

Foram contempladas na chamada 39/2014 do Ministério do Desenvolvimento Agrário/CNPq duas propostas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. A chamada teve como objetivo apoiar projetos que integrem atividades de extensão, pesquisa, ensino e fomento a processos de inovação tecnológica e metodológica visando à construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia.

  • Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2014, 00h39
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h08


Os estudos visam materializar a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO, implementada pelo decreto 7.749/2012 que integra, articula e adequa políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta, bem como o consumo de alimentos saudáveis.


A primeira proposta aprovada na linha 1, Implementação de novos Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (que apoiou projetos de até R$ 200.000,00), é coordenada pelos professores Antônio Gabriel Lima Resque e Elmecelli Moraes dos Campus de Paragominas e Tomé Açu, respectivamente. A proposta busca promover um processo de construção e intercâmbio de conhecimento agroecológico e aplicação do conhecimento gerado, visando obter melhorias nas dimensões ambiental, social e técnico-econômica do meio rural no Território do Nordeste Paraense.


A segunda proposta aprovada na linha 2, Fomento à formação de Redes de Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (que apoiou projetos de até R$600.000,00), é coordenada pelos professores do Campus de Capitão Poço Adriano Vitti Mota e Henderson Gonçalves Nobre, do Campus de Capitão Poço. A proposta tem como objetivo articular e expandir as ações realizadas pelos núcleos de estudos em Agroecologia da região Norte, na geração de ciência e tecnologia adaptadas às necessidades da agricultura familiar da região Amazônica por meio da construção participativa do conhecimento agroecológico.


REDE NORTE DE AGROECOLOGIA


A formação da REDE NORTE de Agroecologia tem como base os trabalhos já desenvolvidos na UFRA – Campus Capitão Poço pelo Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia e de mais 12 Núcleos de Agroecologia espalhados por 6 estados da região Norte além de outras instituições públicas como EMBRAPA, INCRA, FUNAI, EMATER e organizações e movimentos sociais da região amazônica que compõem a proposta da REDE.


Um dos principais desafios para a REDE NORTE de Agroecologia para o ano de 2015 será a construção do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - CBA, maior evento científico da área no mundo com expectativa de cerca de 2500 participantes e mais de 1000 artigos a serem submetidos. O IX CBA será realizado de 28 de setembro a 01 de outubro em Belém – PA no Centro de Convenções do Hangar, que trará como temática “Agroecologia: diversidade e soberania na construção do bem viver”, do qual a UFRA participa na comissão executiva de construção do congresso juntamente com outras instituições e organizações sociais.

(Ascom UFRA com informações da Proex)

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil