ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 16h55
  • Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 16h55

praia limpa 2018

Professores e alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) participaram, de 27 a 29 de julho de 2018, de mais uma edição do Projeto Praia Limpa. Com o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre problemas relativos ao meio ambiente durante o verão amazônico, a ação ocorreu nas praias de Crispim, Marudá e Lembre, no município de Marapanim (PA).

A ação é promovida desde 2009 através do Laboratório de Geologia de Ambientes Aquáticos da Ufra e conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo. O projeto visa à proteção da zona costeira através de conscientização ambiental e informações sobre a zona costeira, tais como a ocupação desordenada de espaços públicos, a degradação e a poluição ao meio ambiente costeiro.

De acordo com o coordenador do projeto, Professor Marcelo Moreno, é necessária a promoção de um processo de reeducação das pessoas, permitindo a sua sensibilização quanto aos problemas ambientais e mostrando “o quanto as suas atitudes positivas podem influenciar no equilíbrio do ecossistema em que vivem”.

“A exploração inadequada da região amazônica tem provocado sucessivas transformações, ocasionadas pelas intervenções humanas. No ambiente costeiro, este problema não é diferente, e observa-se nas praias, nas dunas e restingas o processo de destruição, que cada vez mais se torna preocupante”, alerta o professor. Segundo ele, grande parte da população entende que, devido ao fato de praias e dunas serem bens naturais de uso comum, estas podem ser utilizadas como se fossem áreas particulares, incluindo a construção de casas, pousadas e bares, desta forma interferindo na harmonia existente.

Ele explica que o resultado da especulação imobiliária, do grande acúmulo de pessoas e, consequentemente, a grande produção de lixo é o desequilíbrio, trazendo sérios problemas ao meio ambiente costeiro e aos moradores locais.

Neste contexto, o projeto busca proporcionar aos comerciantes, veranistas e moradores locais conhecimentos sobre aspectos de poluição do ambiente, visando à proteção da zona costeira, sobretudo dos ecossistemas típicos, como manguezais, dunas, restingas, falésias, praias e estuários.

O Projeto Praia Limpa 2018 contou com a participação de 20 alunos de graduação e do Prof. Glauber Tadaiesky (ICIBE) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, Extensão e Ensino em Ciências Agrárias (Funpea).

praia limpa 2018 2

praia limpa 2018 1