ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2018, 17h50

500x400 Banner herbario

Criado em dezembro de 2017 e com acervo estimado em 200 espécies, o Herbário do Campus Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) acaba de receber reconhecimento internacional, graças ao cadastro no Index Herbariorum, que disponibiliza um diretório online global de herbários e é mantido pelo Jardim Botânico de Nova Iorque.

A página referente ao Herbário da Ufra é: http://sweetgum.nybg.org/science/ih/herbarium_details.php?irn=253826. De acordo com Adriano Borges, secretário da Coordenação do curso de Ciências Biológicas do Campus, a sigla utilizada para futuras referências ao herbário é “HCP”, sendo que nenhum outro herbário pode possuir a mesma sigla.

O curador do herbário, Professor Felipe Fajardo Villela Antolin Barberena, fala sobre o reconhecimento: "Com sua fundação e consequente institucionalização através da Portaria/Ufra-CCP nº 39/2018, o Herbário continua a sua trajetória de evolução. Esse reconhecimento veio em um momento oportuno, tendo em vista a importância para a pesquisa de espaços como este dentro da Universidade", disse.

O que é um herbário?

O termo herbário refere-se a um conjunto de espécimes vegetais secos, organizados de acordo com um determinado sistema de classificação, e que podem ser utilizados para fins didáticos, pesquisas e até mesmo apreciação. De maneira simplificada, pode-se dizer que o herbário funciona como uma espécie de arquivo onde é possível coletar informações diversas sobre as plantas, tais como habitat e aspectos gerais da morfologia do vegetal.

Como funciona o processo nos herbários?

As plantas armazenadas são denominadas de exsicatas. Para a confecção desses materiais, os pesquisadores prensam a planta e a levam até uma estufa. Após estarem secos, esses espécimes vegetais são fixados em uma cartolina especial (de gramatura elevada), seguindo os padrões estabelecidos pelo herbário. Vale destacar que as plantas devem ser coletadas em estado fértil, ou seja, na fase em que apresentam flores e/ou frutos. Essa medida é importante para que a planta seja identificada adequadamente.

Além disso, para que a planta seja armazenada em um herbário, é fundamental a confecção de uma etiqueta que apresente informações relevantes sobre o espécime, tais como quem coletou o material, habitat, data da coleta e dados que se perderão com a secagem, como a coloração das flores, folhas e frutos.

Atualmente, o Herbário da Ufra/CCP (HCP) conta com espécimes doados pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de coletas realizadas pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Ufra – Campus Capitão Poço. Novos trabalhos e organização do acervo estão sendo desenvolvidos no campus, o que ampliará significativamente o conhecimento sobre o tema, contribuindo para o ensino, pesquisa e extensão.

Para entrar em contato com o Herbário, encaminhe um e-mail para: herbariumhcp@ufra.edu.br

Com informações da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas - Capitão Poço