Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROJETO DA UFRA É FINALISTA DO PRÊMIO ANA 2014
Início do conteúdo da página
Ultimas Notícias

PROJETO DA UFRA É FINALISTA DO PRÊMIO ANA 2014

1

Iniciativas que estimulem o combate à poluição e o desperdício e sinalizam caminhos para a garantia de água de boa qualidade. Esse é o objetivo do prêmio concedido pela Agência Nacional das Águas, o “Prêmio Ana 2014”. No Pará, dois projetos são finalistas, um deles é da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), finalista na categoria “ensino”.

  • Publicado: Quinta, 27 Novembro 2014 08:57
  • Última Atualização: Sexta, 30 Dezembro 2016 09:08


O projeto “Promovendo a Sociobiodiversidade: Restauração Ambiental com Geração de Renda em Comunidades Ribeirinhas na Amazônia”, é coordenado pela professora Vania Neu (ISARH/UFRA) e se destacou por promover mudanças significativas na vida da comunidade ribeirinha da ilha das Onças, no município de Barcarena.“O projeto tem por objetivo principal a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável. Mostrar na prática que é possível preservar, conservar, melhorar a qualidade de vida e renda de comunidades tradicionais”, diz a coordenadora.
Com o projeto já foram realizadas mudanças expressivas no dia a dia da comunidade. Entre as principais estão a implantação de cisternas; banheiro ecológico; reciclagem de papel; aumento de renda via restauração ambiental (e consequente aumento de produtividade das espécies vegetais nativas, em especial do açaí) e introdução da meliponicultura, com produção de mel. No projeto também são realizadas oficinas para transformação de lixo em alternativa de renda; incentivo à leitura e fabricação de artesanato com recursos florestais não-madeireiros. E as ações não ficam por aí: agora o próximo passo é a finalização de uma trilha ecológica e a formação de um centro de desenvolvimento sustentável na Ilha das Onças.
Para a professora Vania Neu, o prêmio é um reconhecimento das tecnologias sociais que atuam na melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Essas comunidades, em muitos casos, são esquecidas pelo poder público e carecem de educação de qualidade, saúde, saneamento básico, energia elétrica e de informação. Esse é o nosso dever como universidade, levar o conhecimento que está sendo gerado dentro da universidade para a vida real. Isso é de fundamental importância para a comunidade e para a prática de ensino junto com os alunos”, diz.
Atualmente 15 famílias são beneficiadas diretamente, o que significa em torno de 100 pessoas. Mas desde o início do projeto, pelo menos mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações.
Finalistas
O projeto da UFRA disputa a final com dois concorrentes: um do Rio Grande do Sul e outro do Amapá. O outro finalista paraense é da Universidade Federal do Pará (UFPA), que concorre na categoria Pesquisa e Inovação tecnológica com o projeto “Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia”.
Os vencedores do prêmio ANA 2014 serão anunciados em cerimônia marcada para o dia 03 de dezembro, em Brasília. Os ganhadores serão contemplados com uma viagem até o próximo Fórum Mundial da Água, que ocorre de de 12 a 17 de abril de 2015 em Daegu e Gyeongbuk (Coreia do Sul). Durante o evento, eles apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.
No total foram recebidas 452 inscrições, de pesquisadores de todo o país. Entre os concorrentes, a Comissão Julgadora escolheu os três melhores trabalhos nas sete categorias em disputa, que são: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
O prêmio
O Prêmio ANA busca reconhecer o mérito de iniciativas do governo, de empresas, de organizações não governamentais, de organismos de bacia, de ensino, de pesquisa e inovação tecnológica e da imprensa que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País, promovendo o combate à poluição e ao desperdício e apontando caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. (Fonte: Prêmio Ana 2014)

2

● UFRA NOTÍCIAS - EDIÇÃO Nº 198

 

Texto: Vanessa Monteiro

Fotos: Mário Guerreiro

 

Fim do conteúdo da página

Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil