UFRA PASSA A TER POSTO FIXO DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
Desde a última segunda-feira, 17 de novembro, o Canil/Gatil da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) passou a funcionar como posto fixo de vacinação antirrábica, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA). Com a medida, a população de Belém agora conta com dois postos fixos, onde pode imunizar seus animais gratuitamente.
“Fora do período da campanha de vacinação, a pessoa que quer vacinar, ou vai ao Centro de Controle de Zoonoses ou vai a uma clínica particular; mas agora vai poder contar também com a UFRA”, explica a vice-diretora do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA) da UFRA, Profa. Dra. Érika Branco. Segundo ela, a proposta do CCZ veio ao encontro das expectativas da Universidade, que oferece outros serviços veterinários gratuitos ou a preços acessíveis à população. Segundo informações do CCZ, na última campanha, realizada no dia 1º de novembro, houve baixa procura pela vacina na área da Terra Firme, bairro onde se localiza a UFRA. “Nós acreditamos que essa realidade pode mudar com a criação desse posto fixo”, diz a vice-diretora.
O atendimento no Canil/Gatil será feito às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mas a expectativa é que em breve o serviço passe a funcionar de segunda a sexta. Poderão receber a dose cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, exceto as fêmeas gestantes. “A fêmea pode se estressar durante a contenção, o que pode ocasionar algum problema aos bebês, então a gente opta por não fazer. Mas depois que o animal parir, o dono pode trazê-lo para fazer a imunização sem problema nenhum”, explica a médica veterinária.
De início, o novo posto já conta com 100 doses da vacina, além de material de consumo, como agulhas e seringas, providos pelo CCZ. O serviço contará com o trabalho de uma residente da área de doenças infectocontagiosas, do Programa de Residência do Hospital Veterinário da UFRA, e de bolsistas do Canil/Gatil.
Sobre a doença – Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A vacinação periódica e rotineira de 80% dos cães e gatos pode quebrar o elo da cadeia epidemiológica de transmissão, impedindo que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da raiva.
Serviço – O Canil/Gatil da UFRA está localizado ao lado do prédio administrativo do Instituto da Saúde e Produção Animal (ISPA), no Campus Belém (Av. Presidente Tancredo Neves, nº 2501, bairro Terra Firme). Vacinação antirrábica: segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não será autorizada a retirada da vacina; o proprietário deverá levar o animal até o local.
Jussara Kishi - Ascom/UFRA
Redes Sociais