ptzh-CNenfrjaes

• Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 14h00
  • Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 14h50

APRESENTAÇÃO

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED), através da coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), torna público o Edital 04/2018 para seleção de propostas para Iniciação Científica acadêmica na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Os Programas PIBIC/CNPq, PIBIC-AF/CNPq, PIBIC/FAPESPA e PIBIC/UFRA, além do PIVIC - Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (sem concessão de bolsas) têm por objetivo apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa, despertar a vocação científica de novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e qualificar o ensino de graduação na UFRA, sob orientação dos docentes participantes dos projetos de pesquisa cadastrados na Instituição e administrados pela PROPED.

Este ano, o edital apresenta algumas novidades. Cria o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC, que objetiva fortalecer os grupos de pesquisas e formalizar aqueles alunos que fazem parte de projetos e que não possuem bolsas. Poderão concorrer a esta modalidade, além dos docentes que obtiverem pontuações de no mínimo 250 pontos na FCO, os que somaram entre 220 e 249 pontos. Uu seja, os docentes que não atingiram a pontuação mínima para conseguir bolsas poderão, desde que estejam neste intervalo, ter 01 (um) discente de iniciação cientifica voluntária. O discente voluntário possui as mesmas obrigações que o bolsista, como entrega de relatório parcial e final, além de apresentação de seu trabalho no Seminário de Iniciação Cientifica que acontece anualmente. Em contrapartida, tanto orientador como discentes voluntários poderão receber, no final do período, o certificado de participação no Programa, fortalecendo assim seus currículos e os grupos de pesquisas da Universidade.

Outra mudança diz respeito à FCO (FICHA CURRICULAR DO ORIENTADOR), no que tange às pontuações. Tentamos equalizar uma demanda, principalmente dos Campi fora da sede, em melhorar os itens que são pontuados na ficha. “Em visita aos nossos Campi, ouvimos dos professores bastantes reclamações quanto ao edital PIBIC.  Pediram, por unanimidade, uma FCO mais democrática, que atendesse à pluralidade da UFRA”, afirma a coordenadora do PIBIC, Profa. Paula Pinheiro. Desta forma, apresentamos o Edital PIBIC/PIVIC para o ciclo 2018/2019 e esperamos que este venha a atender o máximo possível das demandas de acesso à pesquisa em nossa Universidade.

Informamos, ainda, que a coordenação do PIBIC passa por mudanças. A professora Paula Pinheiro solicitou seu afastamento para cursar doutorado e, desta forma, não poderá continuar à frente do Programa. Em seu lugar, assume a Profa. Mônica Gusmão.

Texto: Coordenação do PIBIC/UFRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Conforme item 3.1.1, alínea "e" do Edital, TODAS as informações acrescentadas pelos candidatos na Ficha Curricular do Orientador (FCO), anexo IV, devem ser dos últimos 5 anos (2013-2018).

PRORROGAÇÃO DE PRAZOS:

A Coordenação do PIBIC/UFRA informa que devido aos últimos acontecimentos que afetaram a Região Metropolitana de Belém e demais municípios do Estado do Pará, será PRORROGADO até o dia 06 de junho de 2018 o prazo para Cadastro de Projetos na PROPED (necessário para concorrer ao Edital 04/2018 PIBIC), e até o dia 15 de junho o prazo para entrega das Propostas dos Orientadores.