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NÚCLEO ACESSAR É INAUGURADO NA UFRA

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Um núcleo que reúne propostas significativas sobre o desenvolvimento em tecnologia e metodologia de programas que facilitem o acesso do cidadão com necessidades especiais. Este é o objetivo do Núcleo Acessar, da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA.

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2013, 14h53
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 09h08


A inauguração do Acessar ocorreu hoje (18) no auditório de zootecnia. Segundo a coordenadora do núcleo, Professora Andrea da Silva Miranda, embora o prédio do Acessar tenha sido entregue no início do ano, ainda não tinha sido inaugurado. “Estamos aproveitando esse momento para inaugurar o núcleo e trazer pessoas de fora para falar sobre a importância da acessibilidade no ensino superior”, disse.
O evento contou com a presença do professor João Bosco, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentou a palestra “Conquistas humanas e acessibilidade”.
ACESSAR
A necessidade de aprofundar estudos e desenvolver ações relacionados à acessibilidade, levou, em 2010, um grupo de professores da UFRA, a escrever os projetos dos cursos ―Acessibilidade digital ‖, ―Práticas Pedagógicas e
Tecnológicas em educação inclusiva ‖ e ―Atendimento Educacional Especializado ‖ que foram submetidos ao Ministério da Educação e cultura – MEC, com o objetivo de ofertar cursos de formação continuada no âmbito do Plano Nacional de Formação de professores da Educação Básica. Por meio destes projetos o MEC começou a equipar a UFRA com Tecnologias Assistivas e equipamentos para alavancar na instituição ações de acessibilidade e inclusão.
O núcleo se revela de grande importância, seja por possibilitar a instituição de estar em consonância com as políticas públicas e diretrizes do MEC para educação superior (no que diz respeito a inclusão e a acessibilidade) ou por desenvolver ações inclusivas dentro da própria Universidade e atender uma demanda muita grande da sociedade contribuindo, assim, para a inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
Fonte: Acessar

 

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